A aprovação do Contrato Programa pelo GETAP – Gabinete de Educação Tecnológica, Artística e Profissional, estrutura do Ministério da Educação a quem foi cometida a tarefa da criação das escolas profissionais, teve lugar no dia 19 de setembro de 1989 e a assinatura do documento que institui, formalmente, a criação da ETAP – Escola Profissional, ocorreu dia 20 do mesmo mês e ano, na Sede do GETAP na cidade do Porto.
Embora as aulas tenham começado alguns dias mais tarde, a data determinante para o funcionamento da escola foi o dia 20 de setembro quando, eu próprio, com poderes delegados pela Câmara Municipal de Caminha e o Doutor Joaquim Azevedo, em nome do GETAP/ME, assinamos o Contrato-Programa de marca a criação da ETAP – Escola Profissional.
Passados 35 anos assistimos a uma grande evolução.
A ETAP que iniciou as atividades educativas e formativas com três turmas em 1989 conta hoje com dez vezes mais.
A ETAP que promovia apenas cursos de nível III/IV passou a oferecer cursos de nível II (CEF) e V (Cursos de Especialização Tecnológica). A ETAP que só oferecia cursos para jovens passou a oferecer cursos para adultos, (FMC e Cursos EFA) sendo uma das primeiras escolas profissionais a ver aprovados os CRVCC/CNO/Centros Qualifica para validar e certificar as competências dos adultos adquiridas ao longo da vida.
A ETAP marca presença hoje em 6 municípios e 7 Unidades de Formação cobrindo um leque muito diversificado de áreas e níveis de formação, envolvendo mais de um milhar de jovens e adultos.
A ETAP é desde sempre pioneira na implementação da pedagogia de projeto e da pedagogia da individualização, não deixa nenhum aluno jovem ou adulto para trás e, mais recentemente, evoluiu no caminho da inovação pedagógica com a implementação do modelo ETHAZI, baseado em ações colaborativas focadas na resolução de desafios intermodulares e interdisciplinares.
A ETAP tem hoje três CTE – Centros Tecnológicos Especializados aprovados em Vila Praia de Âncora (Hotelaria), Viana do Castelo (Informática) e Maia (Mecatrónica/Mecânica de Aeronaves) e vai melhorar substancialmente as instalações e equipamentos em todas as Unidades de Formação.
No plano transnacional destaca-se a sua presença assídua nas ações do EFVET – Fórum Europeu do Ensino Profissional e na promoção de estágios e intercâmbios em muitos países da União Europeia no âmbito do Programa ERASMUS+.
Ao longo deste percurso a ETAP/COOPETAPE deixou marcas quando funcionou como referencial para a criação de outras escolas, quando adotou a gestão da qualidade nos termos das Normas ISO 9001 e do EQAVET.
A COOPETAPE/ETAP foi em 1991 um dos principais impulsionadores da criação da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais e, ao longo dos anos, um dos protagonistas mais ativos nos seus órgãos sociais, designadamente na sua Direção.
A todos quantos ajudaram a construir este projeto o nosso obrigado!
O Presidente da Direção,
José Luís Presa