Profissional
Rua Benemérito Joaquim Rosas
4910-130 Caminha
Ligue-nos: +351 258 719 240
Chamada para a rede fixa nacional
Fax: +351 258 719 241
caminha@etap.pt
Centro Qualifica
Rua Benemérito Joaquim Rosas
4910-130 Caminha
Ligue-nos: +351 258 719 240
Chamada para a rede fixa nacional
coopetape@centroqualifica.gov.pt
Voltar

PLA – Aprendizagem de Língua Portuguesa por Cidadãos Estrangeiros

PLA

Português, língua de Acolhimento .

O presente projeto assenta na promoção de ações (cursos) de aprendizagem da língua portuguesa (vulgarmente conhecidas por PLA – Português Língua de Acolhimento) nomeadamente, de alfabetização e competências básicas no domínio do alfabeto latino e da língua portuguesa.

Estão à disposição quatro percursos, respetivamente, A1 e A2, de nível elementar e B1 e B2, que visam um maior nível de proficiência, tendo em vista a certificação de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).

Estrangeiros

Destinatários,
quem pode participar.

Os cursos PLA destinam-se a cidadãos/ãs, com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), independentemente da sua situação regular no país.

Objetivos.

O apoio visa habilitar os cidadãos estrangeiros com situação regularizada, ou em processo de regularização, em Portugal, para uma proficiência em língua portuguesa nos termos do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL), e certificação dos conhecimentos adquiridos.

O presente Projeto visa promover, por este meio, o desenvolvimento dos pré-requisitos essenciais ao desenvolvimento das competências sociais e profissionais, que potenciem a sua empregabilidade e o reforço das oportunidades para a sua integração socioprofissional e cultural dos cidadãos estrangeiros, contribuindo para a prevenção da discriminação em função da origem, bem como para a igualdade, o acolhimento e a inserção de migrantes que se fixem em Portugal, nos termos da Portaria n.º 183/2020, de 5 de agosto, na sua atual redação.

Vem aprender

Inscrições,
online e presencial.

As inscrições são efetuadas nesta plataforma online e presencialmente nas Unidades de Formação da ETAP – Escola Profissional ou nas instalações dos nossos Centros Qualifica (Caminha, Viana do Castelo ou Ponte de Lima).

O número de vagas é limitado, sendo, no entanto, necessário existir um número mínimo de formandos para que cada ação se realize.