Planear, coordenar e executar atividades de assessoria, apoio técnico, bem como desempenhar tarefas administrativas e processuais de teor jurídico, com vista a apoiar o profissional jurídico ou dirigente da entidade em que presta serviço (Tribunais/Julgados de Paz, nos Cartórios Notariais, nas Conservatórias de Registos, nos Escritórios de Advogados e Solicitadores e nos Gabinetes Jurídicos das Empresas/Instituições).
Unidade de Formação de Viana do Castelo
Requisito
9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.
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Apoios
Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.
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Certificação
Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de nível IV.
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Esrasmus+
Projetos e estágios nacionais e internacionais.
Perfil profissional
- Organizar, instruir e movimentar processos judiciais, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
- Organizar, instruir e movimentar extrajudiciais.
- Organizar, instruir e movimentar processos administrativos, com cômputo de prazos e pagamento de custas processuais.
- Organizar, instruir e movimentar processos registrais com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
- Organizar, instruir e movimentar processos notariais, com cômputo de prazos e pagamento de emolumentos.
- Coordenar o atendimento ao público e a execução de tarefas administrativas.
- Elaborar e dar entrada de requerimentos de registo comercial, predial, automóvel e civil.
- Gerir e organizar o fluxo de informação dentro do escritório/empresa que coordena, nomeadamente recorrendo ao uso dos meios informáticos.
- Organizar e gerir o arquivo de legislação e de documentação jurisprudencial e doutrinal da instituição/organização.
Conhecimentos
- Conhecimentos de:
- Direito Constitucional
- Direito Processual Civil
- Direito Processual Penal
- Direito do Trabalho
- Direito Comercial
- Organização do Sistema Judiciário
- Comunicação
- Atendimento
- Organização e arquivo de documentação
- Conhecimentos aprofundados de:
- Notariado
- Registo Civil
- Inventário
- Registo Predial
- Registo Comercial
- Registo Automóvel
- Emolumentos
- Estatuto dos Magistrados judiciais
- Estatuto do Ministério Público
- Estatuto dos funcionários de justiça
- Processo Penal
- Processo Civil
- Processo Executivo
- Processo do Trabalho
- Processo Tutelar Cível
- Processo de Jurisdição Voluntária
- Processo de Insolvência e recuperação de empresas
- Custas Processuais
- Aplicações informáticas de gestão processual
- Comunicação organização
Aptidões
- Interpretar Legislação.
- Aplicar técnicas de planeamento e organização da rotina diária e mensal da chefia/direção, providenciando pelo cumprimento dos compromissos/diligências agendados.
- Aplicar técnicas de organização da agenda, efetuando a marcação de reuniões, atos notariais, atos registrais consultas e outras diligências, tendo em conta a sua duração e localização e procedendo a eventuais alterações.
- Aplicar técnicas de organização de reuniões, convocatórias, atos notariais e documentação de apoio, providenciando pela disponibilização e preparação do local da sua realização, incluindo o equipamento de apoio.
- Aplicar procedimentos para o cumprimento de despachos.
- Efetuar citações, notificações com recurso às aplicações informações.
- Aplicar técnicas de atendimento telefónico
- Aplicar técnicas de atendimento ao público.
- Aplicar técnicas de organização e execução de tarefas relacionadas com o expediente geral.
- Aplicar técnicas de gestão de expediente.
- Aplicar técnicas de elaboração de cartas, ofícios, memorandos, notas informativas e documentos administrativos e/ou jurídicos.
- Aplicar técnicas de processamento de texto, de correspondência e de outra documentação administrativa e/ou jurídica.
- Aplicar técnicas de organização e execução de documentação e de processos, respeitando as regras e procedimentos de arquivo.
- Aplicar técnicas de gestão e organização de secretariado forense/de oficial de justiça/de oficial de registos/de funcionário judicial.
- Aplicar técnicas de organização, instrução e movimentação de processos, efetuando pesquisas e selecionando documentação útil a pedidos externos e internos de informação.
- Aplicar técnicas de elaboração e atualização de ficheiros de contactos bem como outro tipo de informação útil à gestão do serviço.
- Elaborar processos de inventário.
- Tramitar processos administrativos.
- Tramitar processos judiciais.
- Tramitar atos notariais.
- Tramitar atos de registos civil, predial, comercial e automóvel.
- Tramitar planos de insolvência.
- Contar prazos judiciais.
- Contar prazos administrativos.
- Calcular custas judiciais.
- Calcular emolumentos.
- Utilizar as aplicações informáticas.
- Efetuar a tramitação processual no contexto de processos “virtuais”.
Atitudes
- Demonstrar capacidade de organização do posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações da chefia/direção e do público interno e externo ao: escritório, empresa ou serviço público.
- Demonstrar capacidade de comunicação assertiva com o público, tendo em conta os objetivos e a cultura da empresa ou serviço público.
- Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Promover um clima de confiança nas relações desenvolvidas no seio do local de trabalho.
- Demonstrar capacidade de iniciativa na resolução de situações concretas com recurso à criatividade, inovação, espírito crítico e qualidade.
- Agir em conformidade com a ética profissional.
- Adaptar-se a diferentes contextos organizacionais e a novas tecnologias.
Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.
Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.