Conceber e desenvolver sistemas e produtos multimédia através de criação de ecrãs em 2 e 3 dimensões da captação, e digitalizar, tratar e integrar sons e imagens, fixas e animadas, tendo em vista soluções de informação e comunicação.
Unidade de Formação de Viana do Castelo
Requisito
9.º ano de escolaridade ou equivalente e idade inferior a 20 anos até à data do início do ano escolar.
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Apoios
Subsídio de transporte e alimentação. Bolsa de material escolar e profissional. Seguro escolar e isenção de propinas.
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Certificação
Certificação escolar equivalente ao 12º ano e certificação profissional de nível IV.
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Esrasmus+
Projetos e estágios nacionais e internacionais.
Perfil profissional
- Criar e tratar sons e imagens, fixas e animadas, para incorporar em produtos multimédia, utilizando programas informáticos específicos.
- Desenvolver animações a 2 e 3 dimensões (2D e 3D) através de processos de modelagem e rendering, utilizando as ferramentas informáticas adequadas.
- Captar e editar imagens animadas em plataforma digital, utilizando o equipamento e software adequados, tendo em conta o projeto de vídeo a desenvolver.
- Captar e editar som em plataforma digital, utilizando o equipamento, software e fontes sonoras prégravadas apropriados, tendo em conta o áudio a produzir.
- Desenvolver projetos multimédia integrados, tendo em conta o produto a realizar e o públicoalvo a atingir.
- Desenvolver e programar aplicações multimédia para offline, utilizando software de autor e o setup de gravação digital;
- Programar, editar e disponibilizar páginas para a internet, utilizando software de edição HTML.
- Desenvolver um guião multimédia, de forma a estabelecer o percurso do projeto, o desenvolvimento da sinopse e a execução do storyboard.
- Executar o produto multimédia final, desenvolvendo o design e a programação estabelecida no guião do projeto e os diversos elementos multimédia, nomeadamente, imagens, textos e animações.
- Apresentar o projeto multimédia realizado, a fim de o promover junto do público-alvo ou de o defender no contacto direto com o cliente.
Conhecimentos
- Noções de:
- Direito de autor e multimédia
- Algoritmia
- Desenho técnico
- Conhecimentos de:
- Legislação aplicada à atividade profissional
- Hardware e sistemas operativos para multimédia
- Design de comunicação gráfica
- Programação de produtos multimédia
- Conhecimentos aprofundados de:
- Aplicações informáticas e de multimédia
- Projeto de design
- Design de multimédia
- Técnicas de captação e tratamento de imagens
- Técnicas de captação e edição de som
- Técnicas de animação
- Técnicas de edição bitmap
- Técnicas de edição 3D
- Comunicação visual e abordagem da gestalt
- Técnicas de comunicação interpessoal e institucional
- Técnicas de programação em multimédia
- Técnicas de construção de páginas web
- Técnicas de construção de base de dados para a Internet
- Técnicas de desenvolvimento de sistemas de autor
- Processo de desenvolvimento de um projeto multimédia
- Média e tecnologias emergentes
Aptidões
- Identificar e selecionar os diferentes equipamentos e aplicações multimédia.
- Preparar e selecionar os equipamentos e tecnologias para multimédia, em função dos objetivos pretendidos e dos produtos multimédia a desenvolver.
- Utilizar os equipamentos e tecnologias para multimédia de acordo com os produtos a desenvolver.
- Selecionar as técnicas de captação e tratamento de imagens em função dos produtos multimédia a desenvolver.
- Selecionar as técnicas de captação e edição de som em função dos produtos multimédia a desenvolver.
- Aplicar as técnicas de captação, tratamento e edição de imagens fixas.
- Aplicar as técnicas de captação e edição de imagens animadas.
- Aplicar as técnicas de captação e edição de som.
- Aplicar as técnicas de animação em 2D e 3D.
- Aplicar as técnicas de programação em multimédia.
- Aplicar as técnicas de construção de páginas web.
- Aplicar as técnicas de construção de base de dados para a Internet.
- Utilizar as técnicas de construção de aplicações multimédia para offline.
- Aplicar as técnicas de organização e desenvolvimento de um projeto multimédia.
- Aplicar as técnicas de construção de um guião multimédia.
- Aplicar o regime jurídico específico às obras digitais, offline e online.
- Aplicar os princípios de design de comunicação gráfica na conceção de produtos multimédia.
- Programar por objetos para a Web, criando páginas dinâmicas do lado servidor e desenvolvendo aplicações para internet/intranet com acesso a banco de dados.
- Identificar e selecionar uma equipa multimédia adequada à conceção do produto final a realizar.
Atitudes
- Sentido de criatividade técnica e artística.
- Sentido estético.
- Trabalhar em equipa.
- Facilitar o relacionamento com interlocutores diferenciados.
- Demonstrar capacidade de iniciativa no sentido de encontrar soluções adequadas na resolução de situações imprevistas.
- Demonstrar capacidade de adaptação à evolução das tecnologias.
Vem crescer connosco,
fazer parte desta familia.
Orgulho em proporcionar contextos de trabalho dinâmicos e facilitadores do crescimento pessoal. Desde 1989 a qualificar profissionais.